Código da Moda: outubro 2009

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Como ser um bom Empreendedor

O empreendedorismo tem grande importância econômica e social em qualquer sociedade. Afinal, pessoas empreendedoras criam negócios que movimentam capital, complementam o trabalho desenvolvido pelas grandes empresas e geram empregos.No entanto, o alto número de empresas que fecham as portas logo nos primeiros anos pode indicar uma falta de preparo por parte de muitos empreendedores.
O sucesso de um empreendedor também depende de sua organização, da capacidade de tomar decisões acertadas e de sua capacidade de liderar.Outro ponto fundamental: um profissional inovador não é necessariamente um empreendedor. O empreendedor não se limita a trazer novas idéias: ele as transforma em resultados, por meio de estudos e planejamentos aprofundados, que permitem colocar em prática ações concretas.

Algumas decisões são decisivas para quem pretende se aventurar pelo mundo dos negócios. Conheça e procure desenvolvê-las:

*Assumir riscos: Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso a aprender a administralos. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios ousar a execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, conscientemente;

*Aproveitar oportunidades: tem que estar sempre atento a ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de trabalho que o mercado oferece;

*Conhecer o ramo: Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão as suas chances de êxito. Se você ja tem experiência no setor, ótimo. Se não tem, busque aprender atavés de cursos,livros,centros de tecnologia, ou até com outros empresários;

*Manter o otimismo: Nunca deixar de ter esperança de ver seus projetos realizados, porque quem é bem informado conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional.


Fonte de pesquisa: SEBRAE






quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Estudar fora do Brasil, será que é uma boa idéia?

A razão para o aumento da procura das faculdades estrangeiras é a própria globalização do mercado de trabalho. A principal vantagem de estudar em uma boa universidade fora do país é conseguir o que os especialistas chamam de empregabilidade global. “O estudante fica mais solicitado e pode encontrar um emprego em qualquer lugar do mundo”.
Algumas áreas do conhecimento são bem mais desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos. Essa é outra razão que arrasta centenas de estudantes para esses lugares.
As universidades brasileiras estão reagindo à tendência de globalização dos alunos. Mais de 200 instituições brasileiras de nível superior já assinaram convênios com universidades estrangeiras. A idéia é oferecer essa vantagem aos alunos que estudam aqui. A prática se tornou tão comum que ganhou até um nome: graduação-sanduíche. É o curso de graduação no Brasil com a experiência internacional no meio.Estudar fora do país envolve planejamento de carreira – e a manutenção da rede de contatos no Brasil.
Independentemente das dificuldades, a tendência de globalização do ensino superior é boa para o Brasil. A experiência que os estudantes adquirem fora contribui para criar uma cultura empreendedora aqui. A diferença é que fora do Brasil os alunos aprendem a transformar conhecimento em produtividade.





terça-feira, 13 de outubro de 2009

Entrevista de emprego.O que podemos esperar?





As oportunidades de emprego disponíveis no mercado, em geral, são bastante disputadas. Diante deste quadro, a empresa que está em busca de um profissional para seus quadros precisa adotar critérios capazes de selecionar os melhores candidatos. A metodologia de seleção dos participantes nos processos seletivos pode envolver diversas atividades, entre elas: provas objetivas e/ou conhecimentos gerais, análise curricular, entrevistas, exames psicotécnico, exames de esforço, etc. Para o objetivo dessa seção, vamos à parte que envolve a entrevista:

Entrevista: Em processos seletivos profissionais, a entrevista normalmente já é uma conquista importante para o candidato, pois o simples fato de participar mostra alinhamento entre o perfil do candidato e os interesses da empresa contratante. Nessa etapa do processo, um bom candidato deve ajudar os entrevistadores a confirmar os pontos fortes que foram encontrados nas etapas anteriores e conhecer um pouco mais da oportunidade e da empresa a qual está se candidatando.

Preparo para a entrevista:

Pense em uma entrevista como um processo de venda do produto mais precioso que se possa imaginar, você. O preparo para esse processo começa com o conhecimento da empresa e chega ao seu ápice quando o candidato consegue encontrar grandes semelhanças entre o seu perfil e o que a empresa busca. Todas as ações que facilitem um maior alinhamento entre o candidato e a empresa são bem vindas e podemos destacar quatro:

- identificar se você tem capacidade de fazer o trabalho em questão, tendo exemplos de habilidades e experiências passadas que comprovem

- seu potencial e sua capacidade de contribuição, buscar exemplos de ações que você poderia implementar se te fosse dada esta oportunidade

- sua motivação para o trabalho e em específico na companhia contratante, encontrar pontos da função que realmente te motivem

- alinhamento com a companhia em questão, pensar nas razões pelas quais você e essa companhia fazem um bom par.

entrevista

Dicas para uma boa entrevista:

- Conheça o máximo da empresa, procure na Internet, fale com amigos, busque pessoas que trabalham lá.

- Se possível, tente descobrir sobre as pessoas que vão te entrevistar. Você deve antecipar o que elas vão te perguntar e dar a elas as respostas que esperam ou superar essas repostas.

- Reflita sobre as etapas anteriores do seu processo seletivo e pense em quais os pontos fortes podem ter te ajudado a chegar na entrevista. Como você pode mostrar exemplo deles?

- Analise o seu currículo e pense quais perguntas um profissional de RH faria para você.

- Descubra qual o traje da empresa, procure ir com o mesmo código de etiqueta (Ver charge 1).

- Seja pontual. Essa é uma questão de respeito com todos envolvidos no processo (ver charge 2).

- Atenção nos detalhes, se tiver fazendo entrevista em vários lugares, cuidado para não confundir as empresas (ver charge 3).

- Foque no objetivo que é conseguir uma proposta de emprego ou passar para a próxima etapa do processo.

- leve algo para ler, caso tenha de esperar.

- lembre-se que a empresa está procurando um profissional para resolver um problema dela, ajude-a a encontrar esse profissional: você!

www.osempregos.com.br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Profissões

Primeiramente,o estudo é a base de um princípio profissional.
As dúvidas em relação a profissão não devem ser encaradas como um problema.A insegurança diante da escolha da profissão é normal e que faz parte do amadurecimento dos jovens.
Com vários caminhos abertos, os indecisos tem mais chances de escolher melhor no que pretende trabalhar . E esse é o primeiro grande desafio do jovem diante do novo e desconhecido trabalho.
Optar por um curso por vocação ou pelo retorno profissional que ele tem potencial de gerar,para as escolhas ,eles devem levar em consideração as suas habilidades e o seu perfil ,depois procurar informações sobre as profissões desejadas e por último escolher a que mais bate com o que pretende.
Se querem saberem mais sobre essas informações acessem:www.globo/profissões.