As oportunidades de emprego disponíveis no mercado, em geral, são bastante disputadas. Diante deste quadro, a empresa que está em busca de um profissional para seus quadros precisa adotar critérios capazes de selecionar os melhores candidatos. A metodologia de seleção dos participantes nos processos seletivos pode envolver diversas atividades, entre elas: provas objetivas e/ou conhecimentos gerais, análise curricular, entrevistas, exames psicotécnico, exames de esforço, etc. Para o objetivo dessa seção, vamos à parte que envolve a entrevista:
Entrevista: Em processos seletivos profissionais, a entrevista normalmente já é uma conquista importante para o candidato, pois o simples fato de participar mostra alinhamento entre o perfil do candidato e os interesses da empresa contratante. Nessa etapa do processo, um bom candidato deve ajudar os entrevistadores a confirmar os pontos fortes que foram encontrados nas etapas anteriores e conhecer um pouco mais da oportunidade e da empresa a qual está se candidatando.
Preparo para a entrevista:
Pense em uma entrevista como um processo de venda do produto mais precioso que se possa imaginar, você. O preparo para esse processo começa com o conhecimento da empresa e chega ao seu ápice quando o candidato consegue encontrar grandes semelhanças entre o seu perfil e o que a empresa busca. Todas as ações que facilitem um maior alinhamento entre o candidato e a empresa são bem vindas e podemos destacar quatro:
- identificar se você tem capacidade de fazer o trabalho em questão, tendo exemplos de habilidades e experiências passadas que comprovem
- seu potencial e sua capacidade de contribuição, buscar exemplos de ações que você poderia implementar se te fosse dada esta oportunidade
- sua motivação para o trabalho e em específico na companhia contratante, encontrar pontos da função que realmente te motivem
- alinhamento com a companhia em questão, pensar nas razões pelas quais você e essa companhia fazem um bom par.
Dicas para uma boa entrevista:
- Conheça o máximo da empresa, procure na Internet, fale com amigos, busque pessoas que trabalham lá.
- Se possível, tente descobrir sobre as pessoas que vão te entrevistar. Você deve antecipar o que elas vão te perguntar e dar a elas as respostas que esperam ou superar essas repostas.
- Reflita sobre as etapas anteriores do seu processo seletivo e pense em quais os pontos fortes podem ter te ajudado a chegar na entrevista. Como você pode mostrar exemplo deles?
- Analise o seu currículo e pense quais perguntas um profissional de RH faria para você.
- Descubra qual o traje da empresa, procure ir com o mesmo código de etiqueta (Ver charge 1).
- Seja pontual. Essa é uma questão de respeito com todos envolvidos no processo (ver charge 2).
- Atenção nos detalhes, se tiver fazendo entrevista em vários lugares, cuidado para não confundir as empresas (ver charge 3).
- Foque no objetivo que é conseguir uma proposta de emprego ou passar para a próxima etapa do processo.
- leve algo para ler, caso tenha de esperar.
- lembre-se que a empresa está procurando um profissional para resolver um problema dela, ajude-a a encontrar esse profissional: você!
www.osempregos.com.br
Aí gurias.
ResponderExcluirLegal o blog. Boas insformações!!!
Sucesso.
MuItO BoM MeSmO mEnInAs..
ResponderExcluirNovas empreendedoras....Uhuuuuu!!!!!!!!! Bjs, Prof, Sil
ResponderExcluir